Mais uma daquelas assimitrias típicas da economia brasileira. Estilo de vida de país subdesenvolvido envolto em gastos de países ricos.
Em um relatório da ONU divulgado nesta quarta-feira (15/02), sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) para o avanço do setor privado, o Brasil aparece como um dos países em desenvolvimento em que o preço da ligação de celular é o mais caro. A diferença no valor pago pelos brasileiros pelo minuto em planos pré-pagos pode ser até dez vezes superior.
Entre outras análises sobre o uso de TIC’s no mundo, o estudo Economia da Informação 2010 compara os preços praticados no Brasil em 2010 com China, Rússia e Índia. O preço médio pago por um minuto de ligação dos brasileiros foi de 0,11 dólares, enquanto para um chinês, russo ou indiano, o valor não ultrapassa os 0,05 dólares. Na Índia esse valor é 0,01 dólar.
Para chegar ao preço médio por minuto, o estudo combina a receita média usada pelos usuários com esses serviços e os minutos consumidos.
O estudo também revela dados sobre o mercado de trabalho nas TIC’s. A Finlândia é o país com a maior parcela de atividades econômicas domésticas relacionadas à tecnologia da informação e comunicação, com quase um décimo da força de trabalho de negócios não-agrícolas empregadas no setor.
De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), responsável pela pesquisa, essas tecnologias ainda estão na sua infância em muitas economias em desenvolvimento. A falta de dados mais abrangentes, por exemplo, é vista como uma consequência do fosso digital.
O banco de dados da UNCTAD atualmente contém informações sobre 57 economias.
professor
ResponderExcluirvou comecar a lecionar terca feira para os colegiais 1 e 2 estou sem
saber como agir com eles o q eu faco abs renata sua aluna da fg
Primeiramente relaxe: você é uma estudante universitária, portanto é muito provável que vc saiba muito mais sobre Geografia q seus alunos.
ExcluirDepois, trate de conhecê-los e de expor seu método de trabalho - caso vc não tenha uma, opte sempre pela melhor forma de passar o q vc sabe e o que esta nos livros para eles. Por fim, analise bem seu livro didático e converse com outros professores da escola sobre como são os alunos. De resto, parabéns e boa sorte!