Israel decide não participar da Revisão Periódica Universal de direitos humanos da ONU
Israel se tornou, nesta terça-feira (29), o primeiro país a não se apresentar na reunião do Conselho de Direitos Humanos em Genebra (Suíça) para a Revisão Periódica Universal. A avaliação dos direitos humanos em Israel faria parte de uma sessão de duas semanas, durante a qual 14 Estados estão tendo seus registros de direitos humanos examinados. Esta sessão acaba no dia 1º de fevereiro.
A Revisão Periódica Universal do Conselho de Direitos Humanos da ONU submete cada país a uma avaliação de seus direitos humanos, com base em informações apresentadas pelo país em questão, por entidades das Nações Unidas, da sociedade civil e outras partes interessadas.
Os membros do Conselho expressaram seu pesar pela decisão de Israel de não participar da revisão programada de seu histórico de direitos humanos, e apelaram ao Governo de Israel que retomasse sua cooperação com o mecanismo criado para este fim.
Eles também pediram ao Presidente do Conselho, o Embaixador Remigiusz A. Henczel da Polônia, a “tomar todas as medidas necessárias” para encorajar Israel a retomar sua cooperação e pediram para apresentar um relatório ao Conselho sobre os seus esforços nesse sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário