Bem q eu avisei...
23/04/2012
Cientistas afirmam que a exposição prolongada
pode prejudicar a empatia e capacidade de relações sociais entre jovens,
afetando também a carreira
Se adora computadores, internet e tudo o que está relacionado com a tecnologia, muito cuidado! O tempo que passa a utilizar essas ferramentas pode afetar as suas habilidades sociais e o desenvolvimento da sua carreira. Investigadores concluíram que a geração atual, mergulhada na tecnologia, pode ser incompetente para áreas relacionadas com as vendas e a diplomacia, por causa do uso prolongado da internet.
Segundo os cientistas, a exposição prolongada reconfigura as redes neurais dos jovens, possivelmente diminuindo as suas capacidades sociais e empatia. Assim sendo, as pessoas extrovertidas, com elevada auto-estima e certos traços de personalidade costumam iniciar conversas “cara a cara” com outros indivíduos. Já os introvertidos com auto-estima baixa, tendem a ter conversas mediadas por computador.
Os cientistas afirmam que aqueles que dependem demasiado desta ferramenta perdem sinais não-verbais da comunicação e debilitam as suas capacidades sociais. Este estudo conclui que os jovens que cresceram nessas condições seriam profissionais incapazes de assumir profissões que exijam o contacto pessoal, “cara a cara” entre as pessoas, como vendas ou diplomacia.
John K. Mullen, investigador da Universidade de Gonzaga, nos Estados Unidos, diz que 55% do diálogo é feito através da comunicação não verbal (tom de voz, gestos, expressão, postura). Por conta disso, é importante evitar o uso excessivo dos media, já que isso poderia afetar as capacidades de influenciar e avaliar as intenções das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário