Este Post é apenas para frisar algo que já disse em sala, mas acho necessário repetir.
O que vou dizer aqui para meus alunos do Curso de Licenciatura em Geografia vale para TODAS AS PESSOAS que pensam em fazer uma graduação, mas confesso que estas ideias serão tanto mais verdadeiras para os licenciandos e bacharelandos em Geografia.
O recado é muito simples: você será um profissional (professor de Geografia e/ou geógrafo) tanto MELHOR quanto MAIS você LER e MAIS você VIAJAR. Simples assim. E o contrário também é verdadeiro: você será um profissional (professor de Geografia e/ou geógrafo) tanto PIOR quanto MENOS você LER e MENOS você VIAJAR.
Portanto não titubeiem, não pensem 2 vezes em ler e viajar. E notem que interessante: falo em ler BONS livros e viajar para QUALQUER lugar. E aqui o contrário não é necessariamente verdadeiro, portanto ler qualquer livro e viajar para "bons lugares" pode não valer tanto a pena...
Evidentemente é possível, lendo, "poupar" algumas viagens. É o que chamamos de "geógrafo de gabinete". Mas acredito que uma viagem valha mais do que 1000 páginas.
Fica o cálculo então:
viaja muito e lê muito = ótimo;
viaja pouco e lê muito = está bom, mas pode melhorar;
viaja muito e lê pouco = leia mais!!!;
viaja pouco e lê pouco = ou mude ou desista.
Sendo assim, quem quiser ser bom mesmo, tem que ler, não tem jeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário