segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Estudo liga preconceito a pessoas de baixo QI


O estudo revela que crianças com baixo QI estão mais dispostas a realizar atitudes preconceituosas quando se tornarem adultas


São Paulo - Um estudo feito pela Universidade de Ontario, no Canadá, parece ser bastante provocador. A pesquisa chegou à conclusão de que pessoas menos inteligentes - sim, isso é um eufemismo - são mais conservadoras, preconceituosas e racistas.

O estudo revela que crianças com baixo QI estão mais dispostas a realizar atitudes preconceituosas quando se tornarem adultas. A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science.

A descoberta aponta para um ciclo vicioso, em que esses adultos com pouca inteligência ‘orbitam’ em torno de ideologias socialmente conservadoras, resistentes à mudança e que, por sua vez, geram o preconceito.

As pessoas menos inteligentes seriam atraídas por ideologias conservadoras, segundo o estudo, porque oferecem ‘estrutura e ordem’, o que dá um  certo ‘conforto’ para entender um mundo cada vez mais complicado.

"Infelizmente, muitos desses recursos também podem contribuir para o preconceito", disse Gordon Hodson, pesquisador chefe do estudo, ao site Live Science.

 Ele salientou ainda que, apesar da conclusão, o resultado não significa que todos os liberais são ‘brilhantes’ e nem que todos os conservadores são ‘estúpidos’. A pesquisa é um estudo de médias de grandes grupos, disse Gordon Hodson.

2 comentários:

  1. Vinícius de Moraes Moura5 de março de 2012 às 23:32

    Eu penso que isso vai além de apenas um QI mais elevado, o racismo ou qualquer outra forma de preconceito é imposto pela sociedade, pois por mais "ignorante" que a pessoa seja se ela teve bons exmplos quando criança, na fase adulta não irá atropelar esse principio, porém sempre há exceções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius,
      Creio que um ambiente repleto de bons exemplos ajude bastante a não proliferação do preconceito. E tb concordo com as exceções. Mas que é no mínimo interessante reparar que, muitos dos que nos rodeiam e são preconceitos, tb são meio burrinhos, não? E é difícil uma pessoa mais inteligente tb não ser mais liberal...

      Excluir