sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mais problemas no Sudão do Sul...

Quando que vamos ter paz nessa região? ONU, aproveita que o pessoal saiu do Timor Leste e dá uma força nesse "novo" novo país...

Ps: eu insisto: depois dizem que a Europa está em crise... aff...


Cinco mil pessoas buscam proteção em base da ONU no Sudão do Sul em apenas uma noite

20 de dezembro de 2012 · Destaque

Share



Cerca de cinco mil pessoas pediram proteção em uma base da ONU no noroeste do Sudão do Sul durante a madrugada desta quarta-feira (19). Outras centenas também estão no entorno em busca de segurança. A Missão da ONU está oferecendo abrigo, especialmente para mulheres e crianças.
O porta-voz do Departamento de Operações de Paz da ONU, Kieran Dwyer, afirmou que “todas as pessoas estão bem e serão cuidadas pelo tempo que for necessário”.
De acordo com a imprensa, a cidade de Wau, capital de Bahr el-Ghazal Ocidental, foi afetada pela violência e por protestos que começaram na semana passada depois que autoridades anunciaram que mudariam a sede do governo para a cidade de Bagare. Pelo menos duas pessoas morreram, prédios foram queimados e milhares de pessoas foram buscar abrigo na base local da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS).
A missão enviou boinas azuis e veículos blindados para fazer a segurança do aeroporto de Wau, patrulhar a cidade e garantir a segurança no entorno da base. Os soldados observaram uma série de incêndios, além de grupos de até 300 jovens, alguns deles com paus, lanças e facões.
“A missão está trabalhando juntamente com o Governo, que tem a responsabilidade de resolver a questão e o papel de liderança na proteção dos civis”, informou Dwyer.
O Sudão do Sul tornou-se independente em julho de 2011, seis anos depois de assinado um acordo de paz que colocou fim a décadas de guerra com o norte. No mesmo mês, o Conselho de Segurança da ONU estabeleceu a UNMISS com o propósito de consolidar a paz e a segurança e ajudar a criar condições para o desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário