Ps: eu insisto: depois dizem que a Europa está em crise... aff...
Cinco mil pessoas buscam proteção em base da ONU no Sudão do Sul em apenas uma noite
Cerca de cinco mil pessoas pediram proteção em uma base da ONU no noroeste do Sudão do Sul durante a madrugada desta quarta-feira (19). Outras centenas também estão no entorno em busca de segurança. A Missão da ONU está oferecendo abrigo, especialmente para mulheres e crianças.
O porta-voz do Departamento de Operações de Paz da ONU, Kieran Dwyer, afirmou que “todas as pessoas estão bem e serão cuidadas pelo tempo que for necessário”.
De acordo com a imprensa, a cidade de Wau, capital de Bahr el-Ghazal Ocidental, foi afetada pela violência e por protestos que começaram na semana passada depois que autoridades anunciaram que mudariam a sede do governo para a cidade de Bagare. Pelo menos duas pessoas morreram, prédios foram queimados e milhares de pessoas foram buscar abrigo na base local da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS).
A missão enviou boinas azuis e veículos blindados para fazer a segurança do aeroporto de Wau, patrulhar a cidade e garantir a segurança no entorno da base. Os soldados observaram uma série de incêndios, além de grupos de até 300 jovens, alguns deles com paus, lanças e facões.
“A missão está trabalhando juntamente com o Governo, que tem a responsabilidade de resolver a questão e o papel de liderança na proteção dos civis”, informou Dwyer.
O Sudão do Sul tornou-se independente em julho de 2011, seis anos depois de assinado um acordo de paz que colocou fim a décadas de guerra com o norte. No mesmo mês, o Conselho de Segurança da ONU estabeleceu a UNMISS com o propósito de consolidar a paz e a segurança e ajudar a criar condições para o desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário